* INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES REFERENTES A VEÍCULOS E IMÓVEIS.
Qualquer contribuinte que tenha imóvel e (ou) veículo é obrigado a declarar os bens no Imposto de Renda. Neste último caso, basta o informe do número da placa do veículo e o respectivo RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores).
A declaração dos imóveis, no entanto, requer um levantamento mais aprofundado. Em termos práticos, os campos são preenchidos com as seguintes informações:
inscrição do IPTU;
Data de aquisição;
Área total do imóvel;
Endereço completo; e
Registro no cartório (matricula, nome e número), se tiver.
* CPF DE TODOS OS DEPENDENTES
Até a declaração de 2018 o contribuinte precisava informar o CPF dos dependentes a partir de 12 anos de idade. Contudo, após as mudanças do IR para 2019, o preenchimento passou a ser obrigatório, independentemente do fator etário.
Ou seja, mesmo que o dependente seja recém-nascido, embora a prática seja completamente fora dos costumes, o preenchimento dos dados é necessário. Sendo assim, vale orientar o contribuinte que ainda não emitiu o CPF da criança.
CNPJ DO BANCO ONDE SE TEM CONTA CORRENTE
Por fim, é obrigatório informar o CNPJ da instituição financeira em que o titular tem conta-corrente ou realiza aplicações. Por exemplo, tendo o contribuinte uma conta-corrente em determinado banco e, também, utiliza serviços de uma corretora de investimentos, é necessário informar o CNPJ de cada uma delas.
Procure um profissional qualificado para declarar seu imposto de renda. Entre em contato (19) 98809-2273 (19) 98714-4464 (19) 2221-9249
Comments